Internet e Mídias Sociais: sua escola não pode ficar fora!

Por que tantas escolas de música resistem a investir em ações de marketing e publicidade na internet? Provavelmente porque não perceberam o potencial da internet e das redes sociais como ferramenta de marketinge fidelização de clientes em seus negócios.

Sabemos que o uso da internet cresce a cada dia. É lá que estão nossos clientes. Mas insistimos em acreditar que só é possível conquistar alunos entregando panfletos a algumas esquinas da escola. Seja bem vindo ao novo mundo!

Muitas empresas brasileiras não tem nem sequer um site. Costumo dizer que “não ter um bom site é perder uma grande fatia do mercado. Ter um site ruim é prejudicar a própria imagem”. E quem tem site, na maioria das vezes não possui nenhuma estratégia de marketing digital. Um site não é apenas um local na internet onde está o endereço da sua escola e informações de cursos. Tem que ser ferramenta de marketing que possibilite a aquisição de novos clientes. É pra isso que serve um site. Ainda, se tiver alguma boa estratégia de marketing digital, tenha certeza de que verá o resultado em número crescente de matrículas em sua escola. Qual sua estratégia de marketing digital?

Marketing nas redes sociais

Facebook, Twitter e Youtube são alguns exemplos de redes onde você encontrará muitos prováveis alunos. É lá que boa parte deles estão. Vamos a algumas dicas:

  • Twitter: Obrigatório! É largamente utilizado pelos mais jovens e você não pode ficar fora. Você tem 140 caracteres para digitar alguma mensagem para seus seguidores. Mas não digite qualquer coisa. É comum vermos mensagens de escolas do tipo “Olá alunos…” ou “afinando os instrumentos…”. CRIE CONTEÚDO RELEVANTE. É isso que o internauta busca. Se você “twitta” dicas legais, logo terá muitos seguidores. Acredite: pelo menos metade dos seus alunos utilizam o Twitter e boa parte de seus futuros alunos devem usar também.
  • Blog: cuidado com a imagem de sua escola. Tem muito blog que é uma bagunça, não dá pra entender qual a proposta da escola, identidade visual e muitas vezes, o texto escrito. É sua empresa, sua imagem. Fica atento e dê atenção especial neste assunto. Para aqueles que escrevem periodicamente, não escreva apenas sobre os eventos da escola. Fica parecendo “clube do bolinha”. Escreva sobre assuntos interessantes sobre música.
  • Facebook: É a maior onda do momento. O Orkut está saindo de cena. Crie sua conta e ficará surpreso com a quantidade de ferramentas interessantes que a rede disponibiliza.
  • YouTube: Criar um canal é grátis e fácil. Envie os melhores vídeos de sua escola e divulgue! Os atuais e os futuros alunos vão gostar de ver!
  • Músicos na Web: Rede Social específica para músicos. Faça seu cadastro e divulgue sua escola (quer lugar melhor para divulgar?). Talvez algum interessado em estudar música esteja lá querendo conhecer sua escola.

Pra finalizar, Bill Gates em 1996, perguntado sobre o que achava do futuro da internet, disse “Content is King”, ou seja, o conteúdo é rei. Seja num Blog, Twitter, Facebook ou Web site, o conteúdo é que será o grande diferencial. Pense nisso.