Nos dias atuais é cada vez mais necessário estarmos conectados o tempo todo. Tal investimento de tempo pode ser convertido em benefício se soubermos tirar proveito para melhorar o desempenho nos negócios.

Conceitos de marketing digital e relacionamento online com os clientes tem sido utilizado diariamente nas empresas. Porém, fazê-los sem estratégia pode não trazer resultados satisfatórios. Isto porque muitas empresas não sabem como a tecnologia pode efetivamente influenciar nas suas vendas, seja de instrumentos ou de matrículas.

Se de um lado boa parte afirma que a tecnologia é positiva e fundamental para os negócios, do outro temos a onda de resistência à adoção das novas tecnologias nos negócios por parte dos gestores. A resistência quanto a adoção de softwares, sistemas de gestão, financeiro e de projetos somente prejudica a evolução da empresa, pois controlar, mensurar e analisar os resultados são itens básicos e fundamentais em um mercado competitivo e cheio de desafios como o mercado musical.

Falar de usar efetivamente tecnologia nas vendas é falar também de mudança organizacional. Mudança Organizacional é algo complexo. É um termo que caracteriza adequação da empresa de acordo com às exigências do mercado, causada pelo ambiente externo (concorrentes, novas tecnologias, etc) ou interno (alunos, professores, etc). O gestor que acha que já sabe como faz, que tem as respostas prontas do que dá certo ou errado, precisa ficar atento, pois num mundo tão cheio de mudanças como o atual, quando achamos que temos todas as respostas, o mercado muda as perguntas. E daí, temos dificuldades para nos adequar e nos manter no mercado.

A mudança organizacional acontece aos poucos, dia-a-dia, e deve ser realizada de forma estratégica. Por exemplo, na implantação de novos processos de atendimento, de marketing digital ou mesmo na implantação de uma nova tecnologia na sua empresa, o processo é aos poucos, mas de forma contínua, até que os novos hábitos sejam incorporados pela equipe. A partir do momento que começam a utilizar e a se beneficiar, começam a entender a tecnologia como um forte aliado nas vendas e fidelização dos alunos.

Desenvolver estratégias com tecnologia, seja na administração da empresa, seja em redes sociais e web sites, não é opcional, é uma questão de sobrevivência. Todo gestor precisa estar atento, pois são ferramentas que potencializam as vendas e fechamento de matrículas, aumentam a visibilidade da escola e mantém clientes. A tecnologia não mudou apenas a forma como nos relacionamos e compramos produtos e serviços, mas também a maneira com que nossas empresas competem em um mercado onde o consumidor tem todo tipo de informação em suas mãos. Qual escola é melhor? Qual oferece melhor curso para o interessado? A tecnologia pode ajudar seu futuro aluno na decisão. O resto é com você.