Dicas práticas para aumentar o número de matrículas.
Este é o sonho de todo dono de escola de música, aumentar o número de alunos. São interessados que passam na recepção da escola, perguntam sobre preço dos cursos, ligam pedindo informações, mas não procuram mais a escola, não fecham matrícula, o contato acaba ali. E claro, sem novas matrículas, em médio prazo sua escola poderá ter problemas para seguir em frente, correndo o risco de fechar as portas por falta de caixa.
Muitas vezes, o problema pode estar no atendimento da recepcionista, que na maioria das vezes não foi treinada corretamente para a tarefa de atender e encantar os interessados com o objetivo de vender matrículas. Isso mesmo, encantar! É isso que seu futuro aluno procura, uma escola que encante e realize seu sonho de tocar alguns acordes e músicas em seu instrumento preferido.
O erro pode estar na falta de procedimento para esta tarefa. Definir claramente um procedimento de atendimento é fundamental para o futuro cliente entrar no funil de vendas e claro, realizar a matrícula. Reforço: não é mágica, mas sim, processo de atendimento bem definido para levar o interessado por um caminho planejado com o objetivo de conquistar o novo aluno.
Treine sua equipe. Existem algumas dicas simples que podem ser utilizadas pela maioria das escolas e que poderão otimizar de forma significativa a captação de novos alunos.
- No atendimento, solicite e cadastre em uma planilha ou sistema de gestão os dados pessoais do Interessado. Nome, Curso desejado, Email e Celular são os mais importantes;
- Outras informações também podem ser solicitadas, caso você perceba que o futuro aluno tem disponibilidade para conversar. Você pode perguntar sobre o interesse por Outros Cursos, Perfil, Disponibilidade de horário, Como conheceu a escola, Experiência com o Instrumento, etc.
- Não perca tempo. Apresente sua escola, os benefícios em estudar música e agende a aula experimental!
- No dia da aula experimental, envie mensagem (por email, WhatsApp ou ligação mesmo) lembrando o interessado do agendamento. Acredite, esta simples ação já irá surpreendê-lo e aumentará significativamente as chances de fechar a matrícula com sua escola;
- Caso ele falte na aula experimental, ligue para o interessado, mande mensagem, faça novo convite. Não espere o interessado te procurar. É aqui que muitas escolas falham, aguardando pacientemente pela volta do futuro aluno, que pode apenas estar precisando de um pequeno incentivo para entrar definitivamente em uma aula de música.
- Registre na planilha ou em seu sistema de gestão como foi cada atendimento. Não é um relatório, mas sim algumas notas, como por exemplo, perfil do aluno (criança, adulto….), se aparenta gostar de algum estilo musical (se estiver com uma camiseta de banda de rock, é uma deixa para você aproveitar e agendar com aquele professor que toca mais este estilo. Se for criança, se possível, agende a aula com um professor que tenha mais jeito com os menores. Desta forma irá encantar o interessado e aumentar as probabilidades de fechar a matrícula;
- Tenha os registros e controles de quem participa da aula experimental e de quem falta. Existem caminhos distintos a seguir com os dois:
- Participou da aula experimental: Se o aluno veio na aula, é grande indicador de que quer estudar na sua escola! O que falta para fechar matrícula? Adequação de horário, valor? Falta pouco. Ligue para o interessado e bons negócios!
- Faltou na aula experimental: Ligue, mande mensagem, e-mail, enfim, tente agendar novamente. Faça novas tentativas, mas não seja chato e persistente ao ponto de irritar o interessado. Se ele pedir que não deseja mais receber ligações ou mensagens, atenda ao pedido do cliente.
- Mensure os resultados: Quantas aulas experimentais sua escola realizou no mês? Quantos vieram e quantos faltaram? Destes, quantos fecharam matrícula? Controlar e mensurar os resultados das ações da escola é fundamental para identificar os pontos fortes e fracos das ações de marketing da escola.
Faça o teste. Implante um procedimento de atendimento bem planejado e colha os resultados!